Retalhos de afetos noturnos – Espetáculo Acordados

acordados.cena4

Foto: Jr Panela

Por Eduarda Talicy

Imagine a alta madrugada, o silêncio, o frio e os devaneios de quem, diferentemente de todos, não está dormindo. É esse o mote do espetáculo Acordados em cartaz no Teatro Morro do Ouro, anexo do Theatro José de Alencar. A peça marca a conclusão da 21ª turma do curso de Iniciação Teatral Acontece (Cita) e segue em cartaz no próximo sábado, 18, e domingo, 19.. A montagem traz no elenco sete personagens ligados por um fio luminoso e pelas surpresas da noite.

Em cena, os personagens confrontam prazeres e horrores de quando se está só e mostram que a madrugada pode trazer o que há de mais humano em nós. O encontro de um homem de fé com a morte, o diálogo de duas prostitutas, a espera de uma noiva pelo amado e as noites ardentes entre dois amantes trazem uma psicodelia de sensações.

Dividida em quatro núcleos, a trama mostra várias situações em quartos de dormir. O cenário é limpo: almofadas brancas e uma espécie de corda iluminada que dá ao lugar ares de motel, de albergue na beira da estrada.

Além da unidade que o cenário dá ao espetáculo, a dramaturgia, assinada por Paulo Renato Abreu, cumpre bem o papel dessa costura. Outro ponto positivo é o uso criativo dos elementos de cena e a atuação de Ygor Alves, que interpreta a prostituta Chandelly.

A peça mais parece um livrinho curto de pequenas crônicas em que a cada página você se encontra um pouco. A cada “take” de cena, os atores trazem personagens híbridos, desses que fogem dos extremos do bem e do mal e carregam tudo em si. “Porque o Céu e o Inferno são filhos da culpa”.

O espetáculo conta com direção de Anderson Mendes. Compõem o elenco Catharina Maia, Cristiane Pimentel, Kaye Djamilia, Luis Fonseca, Paulo Renato Abreu, Ygor Alves e Neto Sier. Juntos, eles montam uma colcha de retalhos de afetos noturnos. No palco, onde todos permanecem despertos por motivos distintos, tudo se une pela insônia. Estão todos acordados.

(Resenha publicada no jornal O POVO dia 15/10/2014)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s